Universidade de Letras Lisboa

Encontro CAPLE-20 Anos decorreu na FLUL

Caple-20_anos_1  Caple-20-anos5  

caple

O Centro de Avaliação e Certificação de Português Língua Estrangeira (CAPLE), unidade orgânica da FLUL e representante da ULisboa na Association of Language Testers in Europe (ALTE), organizou o Encontro CAPLE-20 anos, nos dias 27 e 28 de setembro de 2019, na FLUL. O primeiro dia do Encontro, que contou com cerca de 80 participantes, foi aberto pela ex- Diretora do CAPLE, Maria Antónia Mota (coorganizadora do Encontro com o ex-Subdiretor, José Pascoal, e com o apoio da atual Diretora, Nélia Alexandre), pelo Diretor da FLUL e pelo Vice-Reitor, Prof. Barreiros. O Encontro acolheu seis especialistas membros da ALTE e com responsabilidades nos sistemas de avaliação e certificação das suas línguas de origem. As suas intervenções focaram tópicos sobre Padrões de qualidade, Tecnologias e Oportunidades e, no Simpósio Percursos locais no desenvolvimento da qualidade em avaliação, a experiência das unidades de avaliação/certificação das línguas de matriz europeia em que têm responsabilidades, destacando o papel preponderante da ALTE nesses percursos. O segundo dia foi dedicado aos Coordenadores dos centros de exame do CAPLE e seus colaboradores, com o Workshop LAPE-CAPLE: cooperação na certificação de PLE, em que participaram mais de 30 pessoas e cuja primeira parte foi animada por Michaela Perlmann-Balme, da ALTE e do Instituto Goethe de Munique. Seguiu-se um debate entre os participantes e a equipa do CAPLE, atual e anterior, em que foram focados aspetos importantes na constante procura do aperfeiçoamento das práticas.

Caple-20-anos2  Caple-20-anos3  Caple-20-anos4

Caple-20-anos8  Caple-20-anos6  Caple-20-anos7

O primeiro dia do Encontro, que contou com cerca de 80 participantes, foi aberto pela ex-directora do CAPLE, Maria Antónia Mota (coorganizadora do Encontro com o ex-subdirector José Pascoal, e com o apoio da actual Directora, Nélia Alexandre), pelo Director da FLUL, Professor Miguel Tamen, e pelo Vice-Reitor da Universidade de Lisboa Professor João Barreiros. O Encontro acolheu seis especialistas membros da ALTE e com responsabilidades nos sistemas de avaliação e certificação das suas línguas de origem. As suas intervenções focaram tópicos sobre padrões de qualidade, tecnologias e oportunidades e, no simpósio percursos locais no desenvolvimento da qualidade em avaliação, a experiência das unidades de avaliação/certificação das línguas de matriz europeia em que têm responsabilidades, destacando o papel preponderante da ALTE nesses percursos.

O segundo dia foi dedicado aos Coordenadores dos centros de exame do CAPLE e seus colaboradores, com o Workshop LAPE-CAPLE: cooperação na certificação de PLE, em que participaram mais de 30 pessoas e cuja primeira parte foi animada por Michaela Perlmann-Balme, da ALTE e do Instituto Goethe de Munique. Seguiu-se um debate entre os participantes e a equipa do CAPLE.

Intervenientes:

Nick Saville, Secretário-geral da ALTE e membro do Cambridge Assessment English’s Senior Management Team;

Waldemar Martyniuk, Presidente do Comité Executivo da ALTE e Diretor Executivo do Centro de Língua e Cultura Polaca na Univ. Jaguelónica, Cracóvia;

Dominique Casanova, responsável pelo Desenvolvimento Científico do Francês dos Negócios na Chambre de Commerce et d’Industrie de Paris e especialista em psicometria aplicada aos testes para certificação linguística;

Lorenzo Rocca, Diretor de projeto LAMI na ALTE, membro do projeto LIAM no Conselho da Europa, na área da migrações, e Diretor do Centro per la valutazione e le certificazioni linguistiche da Univ. per Stranieri di Perugia;

Vincent Folny, Diretor do Comité do Sistema de Gestão da Qualidade da ALTE;

Michaela Perlmann-Balme, membro do Comité Permanente da ALTE e responsável pela certificação em alemão, no Goethe Institut de Munique;

José Pascoal, membro do Comité Executivo e do Comité Permanente da ALTE, responsável pela implentação do CAPLE na FLUL, Diretor e Subdiretor do CAPLE durante largos anos;

Maria Antónia Mota, da FLUL, Diretora do CAPLE de abril de 2015 a meados de setembro de 2019.

Lista de eventos

05-11-2019
Curso de Formação destinado a Coordenadores dos LAPE e classificadores da Produção e Interação Orais

05-11-2019
Curso de Formação Introdução à Avaliação de Linguas Estrangeiras

05-11-2019
Cursos ALTE em LISBOA

05-11-2019
ALTE 54th Conference Day

05-11-2019
II Fórum Internacional da Língua Portuguesa

18-11-2019
Conferência Internacional das Línguas Portuguesa e Espanhola - CILPE 2019

27-11-2019
Calendário de Exames 2020

05-12-2019
Curso de Formação - Construção de itens de testes e critérios de avaliação das competências de produção em PLE

03-02-2020
Curso de formação - Construção de itens de testes & Critérios de avaliação das competências de produção em PLE (2ª edição)

10-02-2020
Falecimento do fundador do CAPLE: Prof. Doutor Malaca Casteleiro

17-02-2020
Curso de formação em Coimbra - Construção de itens de testes & Critérios de avaliação das competências de produção em PLE (3ª edição)

10-03-2020
SUSPENSÃO DA ÉPOCA DE EXAMES DE 21 DE MARÇO

18-03-2020
CURSOS DE FORMAÇÃO CANCELADOS

19-03-2020
SUSPENSÃO DOS EXAMES DA ÉPOCA DE MAIO

20-04-2020
Website da ALTE em Português

05-08-2020
REEMBOLSOS RELATIVOS À ÉPOCA DE MAIO (CANCELADA)

22-09-2020
NOVAS DATAS - Curso de formação - Construção de itens de testes & Critérios de avaliação das competências de produção em PLE (2ª edição)

30-09-2020
Código de Conduta da ALTE

30-09-2020
Supporting integration? International practices on civics and language requirements linked to naturalisation: policy implications for Ireland

06-10-2020
Visita da Coordenadora do LAPE de Morelia, México

17-10-2020
Curso de formação por Zoom (outubro de 2020)

21-10-2020
Curso de formação - Construção de itens de testes & Critérios de avaliação das competências de produção em PLE (3ª edição)

28-11-2020
Curso de formação por Zoom (novembro de 2020)

22-01-2021
AVISO: adiamento do exame CIPLE-P (época de janeiro)

03-02-2021
Apresentação do CAPLE-ULisboa em inglês

25-02-2021
Curso de formação - Modelos e Critérios de avaliação da PIO em PLE