Perguntas Frequentes

Os exames podem ser feitos por pessoas com 16 anos ou mais que não tenham o português como língua materna (ver Existem exames para alunos que frequentam o ensino básico?).

Para que servem os exames de português?

Os exames A1 a C2 podem ser usados para fins educativos, sociais, profissionais ou outros. 

O Exame A2 - CIPLE está identificado na legislação portuguesa em vigor como o nível mínimo para aquisição de nacionalidade portuguesa.

O Exame B2 - DIPLE é solicitado pelas Universidades portuguesas para a conclusão de cursos de graduação.

O que é que tenho de fazer para me inscrever num exame?

Para se inscrever, deve escolher o exame que pretende realizar e seguir as instruções. Feita a inscrição, recebe uma mensagem eletrónica. Siga as instruções constantes dessa mensagem.

Os candidatos que  se inscrevem num exame devem ter conhecimento das normas para a realização dos exames.

Depois de escolher o LAPE onde vai fazer o exame, pode usar os contactos disponíveis no site para colocar alguma questão, tirar alguma dúvida ou pedir ajuda. Leia também Condições Especiais na pergunta 1. 

Existem exames para alunos que frequentam o ensino básico?

Os exames CIPLE (nível A2), DEPLE (nível B1) e DIPLE (nível B2) têm versões escolares destinadas a jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 15 anos. Existe ainda um exame para jovens com idades entre os 9 e os 11 anos que avalia os níveis A1, A2 e B1. As tarefas destes exames estão adaptadas à faixa etária dos alunos.

Condições especiais

Se o candidato precisar de beneficiar de condições justificadamente especiais para realizar o exame, deve informar o LAPE em que se inscreve, na fase de inscrição no exame, das suas necessidades concretas.

O LAPE poderá assegurar apoio a questões de mobilidade física e o CAPLE apoia e contribui para solucionar questões relacionadas com dificuldade ou ausência de audição e de visão. O apoio a outro tipo de condições especiais poderá não estar disponível na época de exames ou no LAPE em que o candidato pretende realizar o exame. Tal poderá implicar que o candidato tenha de aguardar pela época seguinte de exames ou de se deslocar a um LAPE onde as condições requeridas possam ser disponibilizadas.

O CAPLE e o LAPE em que se inscreve farão o seu melhor para que o candidato disponha das condições de que necessita para fazer o exame. 

A inscrição é feita na plataforma. Pode pedir ajuda no LAPE onde vai fazer o exame. Todas as questões sobre a realização do exame são esclarecidas pelo LAPE. O CAPLE colabora com o LAPE na resolução de questões muito específicas. 

Tenho de preencher todos os campos na ficha de inscrição?

Sim. O CAPLE necessita desta informação para poder continuar a estudar o perfil dos candidatos aos exames de PLE. Por outro lado, se não preencher todos os campos, não poderá avançar com a inscrição. 

Sim, se:

  • o pagamento da propina do exame não for feito nos três dias úteis após a inscrição;
  • o valor que transferir for inferior ao valor da propina. Por isso, deve informar-se sobre se tem de pagar taxas de transferência. Se for esse o caso, as taxas devem ser suportadas pelo candidato a fim de que o valor que é transferido seja, de facto, o valor da propina;
  • o candidato prestar falsas informações sobre a sua identidade.

Não. Os candidatos podem preparar-se para os exames da forma que entenderem. O CAPLE não organiza cursos de preparação para os exames. Consulte as páginas com exemplos de exames aqui.

Não. Pode inscrever-se em qualquer exame sem que isso implique a realização de exames de outros níveis. Por exemplo, um candidato pode inscrever-se no exame DIPLE sem ter feito o CIPLE ou o DEPLE.

Não, veja na página de cada LAPE que exames podem ser feitos em cada época.

Não é possível fazer mais do que um exame por época.

Os exames podem ser feitos em Portugal e no estrangeiro. Consulte a lista de LAPE

Os exames realizam-se em Portugal e no estrangeiro em três épocas diferentes: maio, julho e novembro. Em Portugal, o CIPLE realiza-se em mais datas. Consulte as datas das épocas de exames.

As inscrições podem ser feitas ao longo do ano.

Na página eletrónica do CAPLE, entre em resultado do exame (http://caple.letras.ulisboa.pt/classificacoes) e escreva o seu código de candidato. Recebe uma informação sobre a classificação geral obtida: Insuficiente, Suficiente, Bom ou Muito Bom. Se passar no exame, pode levantar o certificado ou diploma no LAPE, cerca de duas semanas depois.

O resultado do exame pode ser consultado na página eletrónica do CAPLE. Aí, tem informação sobre a classificação global qualitativa. No certificado ou diploma, estão escritas as percentagens parciais obtidas, por atividade linguística. Na descrição dos exames, encontra informação sobre as percentagens e as classificações qualitativas. 

Os certificdos/diplomas são enviados para os LAPE. Pode levantar o seu certificado/diploma no LAPE onde fez o exame quinze dias úteis depois da publicação dos resultados.

O certificado/diploma é emitido em papel especial. É assinado pelos diretores da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e do Centro de Avaliação e Certificação de Português Língua Estrangeira. O certificado/diploma é emitido com um código único que pode ser lido no canto inferior esquerdo.

Direitos de autor © 2017 Caple - Centro de Avaliação e Certificação de Português Lingua Estrangeira. Todos os direitos reservados.